FUNÇÕES EXECUTIVAS

Funções executivas na escola: recurso para avaliação e intervenção

Nesse texto eu vou apresentar um conjunto de cartas intitulado “Funções Executivas na Escola”, de minha autoria, publicado pela Editora Book Toy no ano de 2019.

As perguntas deste baralho abordam os diferentes processos das funções executivas presentes no cotidiano escolar, distribuídos em: 

Leitura, Escrita, Raciocínio lógico, Manejo do tempo, Organização, Tomada de notas, Estudo para provas, Realização de provas, Realização de trabalhos e Lição de casa. 

Mas o que são Funções Executivas e qual sua relação com a aprendizagem escolar?

As Funções Executivas representam um conjunto de habilidades cognitivas e metacognitivas que nós utilizamos quando temos alguma meta para cumprir. Isso quer dizer que desde tarefas simples, como montar um quebra-cabeças, até tarefas mais complexas, como apresentar um trabalho na escola, requerem o uso dessas funções mentais complexas.

Estudos mostram que o desenvolvimento das Funções Executivas inicia na primeira infância e ajuda a criança a lidar com as diferentes demandas escolares. Do ponto de vista didático, nós podemos dividir qualquer atividade escolar em três grandes etapas: Antes, Durante e Depois

Então, se uma criança precisa fazer a lição de casa, temos o momento antes de fazer a lição (dedicado ao planejamento), o momento durante (enquanto ela realmente faz as tarefas) e o momento depois (dedicado a conferir e avaliar se tudo foi realizado adequadamente).

Essa divisão nos ajuda a organizar melhor os comportamentos e atingir mais eficazmente as metas de cada demanda escolar. E da vida também, por que não?

BARALHO

O baralho “Funções Executivas na Escola” pode ser utilizado por pais e profissionais da Educação, Neuropsicologia, Psicopedagogia e fonoaudiologia, com indivíduos que estão no período escolar, sobretudo no ensino fundamental e médio.

As cartas apresentam perguntas sobre diferentes demandas escolares e estão organizadas, seguindo a lógica do Antes, Durante e Depois. Vamos pegar o exemplo da leitura e ver algumas perguntas que representam esses três momentos:

ALGUMAS SUGESTÕES DE USO DO BARALHO

MODO LIVRE

Embaralhe as cartas; pegue uma carta aleatoriamente; faça a pergunta ao seu filho ou “pacientinho”; ouça as respostas; converse sobre as respostas.

AVALIAÇÃO

Se você é um profissional da saúde ou educação, selecione somente as cartas relacionadas às estratégias que pretende avaliar. 

INTERVENÇÃO

O objetivo é que o indivíduo aumente o repertório de estratégias de funções executivas que ele irá utilizar para lidar com as diferentes demandas escolares. Então, selecione as cartas relacionadas a uma determinada competência de estudo ou habilidade escolar (Por exemplo: Leitura). Organize as cartas seguindo o modelo Antes, Durante e Depois. Realize as perguntas. Discuta as respostas. Auxilie o indivíduo no aprendizado de estratégias a partir do conteúdo das cartas. 

ONDE COMPRAR?

No site da Editora Book Toy.

https://www.booktoy.com.br/funcoes-executivas-na-escola-11132

Dr. Ricardo Franco de Lima

Psicólogo/Neuropsicólogo
CRP. 06/79293

Sou psicólogo graduado pela Universidade São Francisco (USF), desde 2004. Assim que eu me formei, fui fazer aprimoramento em neurologia infantil na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Nessa mesma instituição, concluí o mestrado (2011) e doutorado (2015) realizando pesquisas sobre as funções executivas em indivíduos com dislexia do desenvolvimento. Faço parte da equipe, atuando nas áreas da avaliação e reabilitação neuropsicológica e psicoterapia cognitivo-comportamental com crianças e adolescentes. As minhas principais contribuições científicas se concentram nas áreas da psicometria, funções executivas, reabilitação neuropsicológica e dislexia. Durante todos esses anos eu também tenho me dedicado à docência nos níveis de graduação e pós-graduação e atualmente sou professor da USF.

Compartilhar no facebook
COMPARTILHE
Compartilhar no twitter
COMPARTILHE
Busca
Postagens Recentes
Materiais para Intervenção
Inter.atua

APRENDIDADO

Freire, T., Ferreira-Mattar, T. L., & Crenitte, P. P. (2020). Aprendidado: habilidades metafonológicas. Ribeirão Preto:

Veja Mais »